A Floricultura
Produtos
Curiosidades
Localização
Contato
COMPRAR
Significado das Cores e Flores

Significado das Flores

Certamente o primeiro e mais importante significado que sempre acompanha as flores é "Você é importante para mim". Quem presenteia alguém com flores, seja seu amigo(a), amor, ente querido, cliente ou parente está sempre enviando uma mensagem de carinho e consideração para essa pessoa e demonstrando e seu apego e interesse. Hoje em dia, os próprios arranjos desenvolvidos pelos floristas profissionais procuram combinar a simbologia de diversas flores com outras técnicas de design e estilo para expressar de forma conveniente os mais diversos sentimentos e ocasiões.No entanto, desde a antiguidade se convencionou criar simbolismos para flores específicas. Existem variações para essa simbologia, mas as mais comuns são:


Alstroemerias = felicidade
Amarílis = Orgulho
Camélia = Beleza perfeita
Cravos = distinção, paixão feminina
Crisântemo = Bons votos
Gardênias = juventude e jovialidade
Girassol = Altivez
Jasmim = Graça e elegância
Lírio = Pureza
Margarida = Inocência
Narciso = Vaidade
Orquídeas = beleza
Rosas = amor
Tulipa = Declaração de amor
Violetas = fidelidade, modéstia
Significado das cores

Eternos símbolos do amor, as rosas ganharam até uma "linguagem" própria: dizem que a cor das suas pétalas também levam mensagens. As vermelhas simbolizam as emoções apaixonadas, as cor-de-rosa estariam ligadas aos amores sublimes, as brancas ao amor puro e incondicional, enquanto as amarelas são misteriosas - uns dizem que simbolizam o ciúme, enquanto outros afirmam que estão ligadas aos amores afortunados.
 
As Cores dos Buquês de Rosas e seus Significados

As rosas sempre fascinaram o ser humano. Sempre em busca de atribuir algum significado oculto a tudo que percebe como maravilhoso e que se identifica com seu lado sentimental, as pessoas começaram a atribuir significados as diferentes cores das rosas. Assim, toda vez que alguém ia presentear outra pessoa com um buquê de rosas, ela tinha que observar se as cores do buquê de rosas estavam adequadas à ocasião e a pessoa que iria receber o presente.

Segundo a lenda, esse costume era muito difundido nos países do Oriente Médio e conta-se que tenha começado na Antiga Pérsia e foi evado para a Europa por um lorde inglês na época do reinado da Rainha Vitória. Os detalhes desses significados foram perdidos para sempre e, até nossos dias, chegaram apenas pequenos fragmentos desse costume e dessa antiga arte de se comunicar através das rosas. Flores que, sem qualquer dúvida, possuem o mais amplo lugar no imaginário da humanidade. Sendo associadas ao bem, ao mal, a deuses pagãos, a Jesus Cristo, a Maria (Mãe de Jesus) e até mesmo usada em rituais de magia negra.
Buquê de Rosas Vermelhas

Um buquê de rosas vermelhas tem seu significado ligado à paixão e aos desejos carnais. Luxúria em forma de flor, as rosas vermelhas traduzem o fogo que queima nos corações apaixonados e o desejo que arrebata e impele o ser humano para a continuidade da espécie. A rosa vermelha isolada e com espinhos é associada à Paixão de Cristo.

Buquê de Rosas Brancas

buque-de-rosas-brancas1Um buquê de rosas brancas deve ser presenteado sempre que sua intenção seja ressaltar a pureza, desejam refletir a dignidade e a extrema importância que a pessoa presenteada tem ou transmite para você. São também associadas à Maria e descritas nos Mistérios do Rosário.

Buquê de Rosas Cor-de-Rosa

Um buquê de rosas cor-de-rosa pode assumir um significado diferenciado se for em um tom mais claro ou mais escuro. Rosas mais claras traduzem sua simpatia e admiração pela pessoa presenteada; rosas mais escuras significam gratidão extrema e grande simpatia. No entanto, nos dias atuais, se considera como um significado mais apropriado para as rosas cor-de-rosa uma mostra de graça e gentileza para com o presenteado.

Buquê de Rosas Laranjas

Um buquê de rosas cor-de-laranja ou corais significam desejo contido e entusiasmo preste a aflorar. Deve sempre ser presenteado em ocasiões sociais em que se tenha alguma intimidade com o presenteado.

Buquê de Rosas Cor-de-Chá

Um buquê de rosas cor-de-chá significa desejo de lembrança eterna da pessoa presenteada ou de um momento especial vivido pelos dois. Pode ser também apresentado como um símbolo de reverência e respeito aos mais idosos.

Buquê de Rosas Amarela

Um buquê de rosas amarelas traduz o seu desejo de demonstrar satisfação e alegria. Podem também servir como alerta para que o presenteado tenha mais cuidado no trato com os que lhe querem bem. Se o buquê de rosas amarelas vier misturado com rosas vermelhas, isso pode significar a lembrança ou a manifestação de uma felicidade jovial; quase infantil.

O que importa mesmo é que, seja que significado tenha, um arranjo de rosas é um presente que agrada sempre e cativa os olhares de todos. Do momento em que entre em cena, até o momento em que vai para o descanso final, nos aposentos ou na casa do presenteado, um buquê de rosas é um presente inesquecível e que remete sempre a boas lembranças e a momentos felizes.

Cores:

• Rosa Vermelha - amor, paixão
• Rosa Amarela - felicidade, amizade
• Rosa Rosa - amizade, carinho
• Rosa Chá - respeito, admiração
• Rosa Branca - pureza, paz
• Rosa Laranja - fascínio, encanto
• Rosa Champagne - admiração, reverência